Vendas de publicidade digital traçam cenário brilhante para uma indústria que surgiu como a Quarta Tela Dinâmica em comunicação e publicidade. Crescimento de vendas é esperado para retomar ritmo constante até 2012.
As vendas de publicidade em vídeo, recentemente publicadas por quatro empresas de pesquisa independentes, traçam um cenário brilhante para uma indústria que surgiu como a Quarta Tela dinâmica em comunicação e publicidade. Embora a desaceleração no mercado mundial em 2009 possa reter parte da chiadeira da indústria emergente de sinalização digital, o crescimento das vendas é esperado para retomar a um ritmo constante até 2012, de acordo com os estudos.
Apesar da desaceleração em 2009, a PQ Mídia, pioneira na área de análise de mercado alternativo, prevê uma taxa composta de crescimento médio de 14,5% para período de 2007 a 2012, nomeando a Rússia, Índia, China, Brasil e Austrália como os principais mercados de crescimento internacional. Segundo suas previsões, a indústria nesses países se beneficiará das tendências importantes como o potencial de mercados emergentes para os operadores, uma maior aceitação da marca, tecnologia avançada e novos sistemas de medição.
Para os Estados Unidos, que responde por quase 40% das despesas Out-Of-Home globais, a empresa diz que a indústria estava no ritmo de crescimento de 11,2% para US$ 2,4 bilhões em 2008, desacelerando de 24,5% em 2007, mas crescendo a uma taxa anual composta de 12,9 % entre 2007 e 2012. Os gastos americanos com redes de propaganda em vídeo, o maior segmento do mercado de OOH, que também inclui painéis digitais e plataformas de anúncios ambiente, retornaram para o crescimento de dois dígitos em 2010.
Em comparação, painéis digitais continuam a ser o segmento que mais cresce, apresentando um crescimento de 28,2% em 2008 e permanecendo na faixa de 20% até 2012, segundo a empresa. Plataformas de anúncios ambiente ou mídia local, aumentaram 6,8% em 2008. A crise econômica e o resultado da retração de publicidade irão acelerar a transição já tomando lugar no mundo da mídia, com a Digital OOH emergindo como vencedor.
Em um estudo separado, examinando o rápido crescimento do mercado de mídia digital OOH na Europa Ocidental, com sede em Berlim, a empresa de pesquisas Goldmedia GmbH prevê que as receitas publicitárias DOOH irão quadruplicar-se, partindo de US$ 204 milhões em 2007 para US$ 797 milhões, em 2012.
Segundo o “Sinal Digital na Europa: Oportunidades para Publicidade Digital Out-of-home”, o setor OOH será a única mídia de publicidade tradicional a postar real crescimento das receitas durante os próximos anos. Em 2012, a quota DOOH deverá crescer aproximadamente 10% do total OOH.
De acordo com MultiMedia Intelligence, uma empresa de pesquisa e consultoria do mercado norte-americano, carregamentos de telas digitais ultrapassaram um milhão de unidades em 2010, crescendo 34% para 1,1 milhões de telas. Por 2012, o mercado irá consumir cerca de 2,3 milhões de telas, de acordo com seu relatório “Rede de Sinal Digital: Infra-estrutura, Telas, Software e Tecnologia”
A fraqueza econômica global enfraqueceu o crescimento em 2009, superando os dois dígitos em 2010. Impulsionada pelos preparativos para os Jogos Olímpicos de 2008, a China ultrapassou os Estados Unidos como o consumidor de sinalização digital, segundo pesquisas da empresa. A empresa também identifica varejo, transporte, restaurantes e bares como os três principais vetores em sinalização digital, além de citar os ganhos impressionantes de educação e comunicação corporativa.
Pesquisa ABI, em sua “Análise de Mercado de Sinalização Digital”, espera que o mercado global de software de sinalização digital, hardware, instalação e serviços de gerenciamento, nos Estados Unidos, cresça dos US$ 641 milhões(2008) para quase US$ 1.4 bilhões, em 2013.
Embora a empresa espere que a desaceleração econômica nos Estados Unidos e outros mercados impactem varejo e anunciantes em novas iniciativas pelos próximos 12 a 14 meses, vê oportunidade ímpar neste novo veículo de publicidade.
Como se para sublinhar a validade dos fatos acima, a 4ª Conferência Anual para Investidores DOOH ficou para outubro de 2009, em Nova York. O programa composto por aulas mestres em todas as questões fundamentais da publicidade digital, análise de mercado financeiro, avaliação de riscos e oportunidades de investimento na indústria.
Embora 2009 tenha sido um ano de abrandamento crítico em todos os setores no mundo, as previsões seguem altamente otimistas. Isto é visto como um excelente momento para os investidores e empresários que trabalham na área de DOOH, conhecerem e discutirem as oportunidades que serão abundantes, passada a crise financeira.