Tudo que traz alegria e entretenimento às pessoas é precioso e deve ser bem-vindo. Especialmente por serem essas grandes telas de LED ao ar livre que estão se tornando parte integrante de nossas vidas e que expandem suas esferas de aplicações a cada ano.
Nosso mundo está gradualmente se enredando em várias redes. Já nos acostumamos com a Web, redes operadoras de telefonia móvel, redes elétricas que cobrem todo o planeta. Aos poucos, as redes locais estão crescendo e reivindicando se tornarem globais, também.
De momento, interessam apenas as redes de Painéis de LED. Atualmente, as redes locais de telas de LED são muito comuns. Elas podem ser encontradas em muitas megalópoles do mundo: Nova York, Pequim, Sydney, St. Petersburg, etc. Mas não existem redes nacionais (com exceção dos recentemente comissionados, redes nacionais chinesas de transporte digital e publicidade ao ar livre pela Phoenix Media e Vision China). Assim, é empolgante o anúncio do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres sobre o espalhamento de toda rede de telas de LED pela Inglaterra.
A julgar pelos comunicados de imprensa dos Jogos de 2012, as principais cidades do Reino Unido estarão conectadas por uma rede com enormes telas de LED, posicionadas estrategicamente nas praças das grandes cidades. Tendo sido assegurado o apoio dos investidores, restaram apenas as questões organizacionais a serem resolvidas. Naturalmente, este projeto arrojado, recentemente chamado Live Sites (“Sites ao Vivo”), não apresenta falta de financiamento.
Já se tornou tradição instalar grandes telas de LED em espaços públicos durante Jogos Olímpicos. Muitas telas de alta qualidade entreteram o grande público durante os recentes Jogos em Beijing (cerca de 30 novas telas de LED foram instaladas para a ocasião); muitas delas mostraram os jogos em Sydney e Atenas. Houve uma experiência bem sucedida de criação de 12 zonas especiais durante a série da Copa do Mundo Alemanha. Mas todas eram instalações temporárias: as locações de painéis geralmente são feitas por um curto período de tempo durante os concertos, shows, eventos esportivos.
Naquelas ocasiões a transmissão era previsível: a maioria das telas de LED exibiam a competição do esporte em diversos locais (durante os Jogos Olímpicos ou Paraolímpicos). Às vezes, os eventos locais também eram incluídos na programação, por exemplo, concertos musicais, apresentações de empresas locais, anúncios de eventos locais relevantes para a multidão reunida em algum lugar específico.
Mas para o projeto do Reino Unido, o Comitê Organizador de Londres LOCOG planeja instalar grandes telas de LED ao ar livre com estruturas fixas permanentes para os anos vindouros. Hoje já existe uma pequena rede de sete telas fixas que operam dia e noite no centro de Manchester, Birmingham, Liverpool, Leeds, Hall, Bradford e Middleborough. Estas telas grandes são chamadas “Telas Digitais”. Usualmente mostram trailers dos filmes novos, publicidade ou notícias locais.
Mas os organizadores dos Jogos de Londres estão planejando utilizar a experiência adquirida em publicidade digital em um novo nível. As telas de LED serão instaladas não apenas na capital, mas também em muitas cidades que não estão hospedando nenhum evento Olímpico. Assim, os Jogos farão parte da vida diária das pessoas e não só no isolamento em suas casas, onde rotineiramente assistem TV, transformando o espaço público de muitas cidades também. Grandes telas de LED ao ar livre não trabalharão individualmente com uma programação independente – farão parte da grande rede que irá transformá-las em um canal de TV esportivo ao ar livre. Naturalmente, a publicidade fará parte da transmissão.
As telas não serão desmontadas após os Jogos. Elas irão se transformar em uma parte essencial da infra-estrutura da cidade. Muitas das novas instalações esportivas Olímpicas ampliarão a infra-estrutura de instalações desportivas no Reino Unido e as telas de LED irão expandir a infra-estrutura informacional e publicitária da cidade. As pesquisas preliminares apontam que os moradores maciçamente apoiam esta iniciativa de construção de telas de LED.
Anúncios e competições exibidas em grandes telas de LED são mais do que apenas um vídeo ou uma informação. Muitos comentaristas escrevem a respeito de certa magia entorno das telas gigantes; a transmissão ao ar livre transforma um evento regular em uma ação de entretenimento massivo. Nós todos sabemos que é mais divertido estar em uma multidão, em um estádio ou em frente a uma tela grande na praça do que assistindo a mesma competição na TV de casa. Grandes telas de LED oferecem-nos uma imersão no evento, fazendo-nos parte da ação. As telas de LED instaladas terão funções adicionais para serem interativas. As telas exibirão mensagens de textos, musicais ou vídeos personalizados.
Bem, tudo que traz alegria e entretenimento às pessoas é precioso e tem de ser bem-vindo. Especialmente por serem essas grandes telas de LED ao ar livre que estão se tornando parte integrante de nossas vidas e que expandem suas esferas de aplicações a cada ano.