Painéis de LEDs nas pequenas cidades

Painéis de LEDs nas pequenas cidades

Nova tendência: mídia exterior digital está bem impregnada nos grandes centros mundiais e já avança nas pequenas cidades. Painéis de leds em localidades menores, imediatamente se transformam em uma sensação.

Se você ler cuidadosamente revistas e recursos on-line dedicados a painéis de led, publicidade digital, novos meios de informação, você verá centenas de instalações, de grande e médio porte, nas grandes cidades, em vários países. Essas cidades aparecem no noticiário todos os dias, por diferentes razões: Nova York, Chicago, Johannesburg, Paris, Londres, Moscou…

A lógica comercial é transparente: é mais fácil vender em áreas onde a densidade populacional é mais elevada, para que seus comerciais afetem a maior audiência possível. Porém, os espaços são mais disputados e caros, portanto, os anúncios também. Houve um tempo em que a TV era o melhor meio para atingir potenciais compradores. Então, o inimigo da propaganda na TV foi inventado: o controle remoto. Canais de televisão começaram a multiplicar-se, canais livres de propaganda apareceram e a influência da propaganda na TV sobre as pessoas começou a declinar.

Os anunciantes começaram a prestar mais atenção às pessoas nas ruas e grandes painéis de leds (de início, terrivelmente caros), tornaram-se muito úteis como ´lavagem cerebral´ nos motoristas entediados em engarrafamentos e nos pedestres à espera de seus transportes públicos. Painéis de leds foram inicialmente instalados nas praças lotadas, nos cruzamentos movimentados, e então, nas principais rodovias. Dez anos após, os locais mais atraentes estavam esgotados e os painéis de leds começaram a ser instalados, ao invés dos tradicionais painéis estáticos.

Até agora, as grandes cidades já estão repletas de telas de leds. Por exemplo, hoje existem mais de 80 telas de leds exibidas em Los Angeles e mais de 40 na cidade mais improvável: St. Petersburg. Este não é o limite, haverá mais painéis de leds, é claro, mas esses números são muito impressionantes, considerando os custos de instalação e algumas despesas imprevistas.

A instalação de um novo painel de led em uma cidade grande não é mais novidade. No entanto, uma rede de leds em uma pequena cidade é um acontecimento notável. Poucas pessoas fora dos Estados Unidos jamais ouviriam os nomes de pequenas cidades com população em torno de 100 mil habitantes. No entanto, mesmo essas pequenas cidades apressaram-se para criar as suas próprias redes de painéis de leds.

Um representante de uma pequena agência de publicidade regional, diz: “Naturalmente, nosso público é bem menor do que aquele nas grandes cidades. Mas os anunciantes estão mais interessados no reconhecimento da marca e sua memorização.

Deste ponto de vista, os painéis de leds em cidades pequenas são muito mais notáveis do que nas grandes cidades “.

Dificilmente pensaríamos em escrever sobre painéis de leds em pequenas cidades brasileiras se não começássemos a receber notícias sobre tendências similares em outros países, incluindo os Estados Unidos e Europa. Por exemplo, recentemente uma empresa de publicidade exterior na pequena cidade de Ardmore, em Oklahoma, decidiu criar publicidade em painéis digitais, embora a população deste lugar seja apenas em torno de 25 mil habitantes. A rede não é grande – apenas três painéis de leds, mas a agência acredita que mais painéis seguirão a rede.

Os painéis de leds em lugar remoto e solitário, imediatamente se transformam em uma sensação. As empresas locais perceberam que a publicidade nos painéis de leds aumenta seu status na pequena comunidade, onde todo mundo sabe de todo mundo. Como resultado dos primeiros 45 dias de operação da rede de leds, a utilização de painéis (o índice de tempo de publicidade vendida) elevou para mais de 90%. Você pode apreciar esse número, comparando-o com o índice de utilização média em painel de leds em Los Angeles: na alta temporada, nunca foi além de 56%.

Assim, estamos justificando para dizer que uma nova tendência está nascendo: mídia exterior digital está bem impregnada nos grandes centros mundiais e já avança nas pequenas cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *